ayurveda na Maré
Uma das maravilhas do Ayurveda é que qualquer pessoa pode praticá-lo, em qualquer lugar e circustância. Uma experiência no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, em que tive a oportunidade de participar como terapeuta, foi extremamente reveladora nesse sentido.
Éramos um grupo de 16 terapeutas convidadas pela Dra. Ananda Ruguê, da Escola Bhrama Vidyalaya, que por sua vez tinha sido convidada pela Ana Olívia Cardoso, do Instituto Yoga na Maré, para realizar um mutirão de saúde preventiva, num dia dedicado à “Saúde da Mulher e da Criança pelo Ayurveda”.
O dia começou com uma palestra da Dra. Ananda na laje do instituto, seguida de um almoço vegano coletivo. Na parte da tarde, essa mesma laje transformou-se em pequenos consultórios onde foram realizados atendimentos a 22 mulheres e 4 crianças, que receberam orientações personalizadas sobre alimentação, exercícios físicos e respiratórios, práticas de yoga, mantras e uso de ervas e óleos medicinais.
Foi muito interessante observar como a maior parte das pessoas sabe identificar os seus problemas e muitas vezes até mesmo o que precisa deixar, ou implementar para melhorar a sua saúde e estilo de vida. Foi curioso perceber que, apesar de sermos todos diferentes, queremos mais ou menos o mesmo: no fundo, todo mundo quer ser feliz, quer ter uma vida boa, com paz interior, com saúde, amor e prosperidade. Todo mundo quer poder expressar o melhor de si. As vezes as circunstâncias nos afastam disso, mas lá dentro, é isso que todo mundo quer. Mas nem sempre é o que escolhemos, ou temos o privilégio da escolha.
Nos textos clássicos do ayurveda, a vida é definida como a junção de 4 elementos: o corpo físico (sharira), os órgãos dos sentidos (indryia), a capacidade cognitiva (sattva), e aquilo que não pode ser visto (atma), que é você, o seu ser essencial que observa todas essas outras coisas. Ou seja, você é uma consciência que observa o corpo, observa os órgãos dos sentidos, observa a mente.
Ayuverda, yoga e astrologia védica, caminhando juntas, são ferramentas muito poderosas que nos ajudam a observar e a ter mais clareza de quem somos, como as coisas acontecem na nossa vida e o que estamos fazendo aqui. Pois tudo que acontece na nossa vida é o resultado de uma escolha que a gente faz. Portanto, é fundamental aprendermos o que nos faz bem e o que nos faz mal, e assim seguir aprimorando o nosso poder de escolha.